Notícias e Mercado

Importações brasileiras de lácteos reduzem 29% em outubro em relação a setembro

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (04/11) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a quantidade importada de leite (em litros equivalentes) no mês outubro diminuiu 29% em relação a setembro, com 71,6 milhões de litros em equivalente leite importados. Na comparação de out/19 com o mesmo mês do ano passado, a quantidade importada ficou 54% menor.

Já em relação a exportação, também houve uma diminuição no mês de outubro. Os 8,8 milhões de litros em equivalente leite exportados pelo Brasil representaram uma queda de 13% em relação a set/19 e de 6% em relação a out/18. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea, que foi de -63 milhões de litros em outubro, gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial de lácteos no Brasil em equivalente leite (milhões de litros); elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do COMEXSTAT.

Os leites em pó representaram 51,3% das importações totais brasileiras em outubro, no entanto apresentaram reduções de volume importado, -63% para o desnatado e -30% para o integral.

Apesar da desvalorização do dólar frente ao real no último mês e a instabilidade do câmbio aliada à oferta restrita de leite em pó do Mercosul, o interesse no produto importado diminuiu, fato que sustentou os preços do leite em pó internamente. No acumulado do ano (jan/out) o desnatado se encontra 10% mais alto que o mesmo período de 2018.

Além disso, também foi possível notar uma menor importação de manteiga (-61%). Na via contrária, os queijos e o soro de leite aumentaram 23% e 22%, respectivamente. Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos para o mês de outubro deste ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em outubro de 2019; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do COMEXSTAT.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar